A essência da consagracao está de acordo com a oracao consecratoria na consciente e perfeita renuncia ao pecado, à seducao do mal e ao espirito maligno e na irreversivel entrega ao Coração de Maria e por ele ao Coração de Jesus, como resposta ao amor deles. Com esta consagracao renova-se conscientemente e aprofunda-se a consagracao batismal a Deus.
Os motivos para falarmos acerca do “Coracao” de Jesus e de Maria
Em primeiro lugar, porque a seu respeito nos falam os decretos do Magistério eclesial e a Liturgia da Igreja (festa do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria).
Jesus e Maria se nos apresentam também em diversas revelações (p.e. à Margarida Maria Alacoque, à S. Catarina Labouré, aos videntes de Fátima, à S. Faustina Kowalska). O fundamento para tanto temo-lo já na Sagrada Escritura.
à S. Margarida Maria Alacoque | à S. Catarina Labouré | aos videntes de Fátima | à S. Faustina Kowalska |
Na Sagrada Escritura e na fala em geral, “coracao” significa o centro individual do ser humano e é símbolo do seu amor.
Quando falamos do Coração de Jesus e de Maria, estamos pensando em Jesus e Maria sob o ponto de vista da riqueza de sua vida interior, especialmente do seu amor para com o Pai celestial e para conosco, seres humanos.
A humanidade, hoje, mais do que nunca, necessita da bondade divina,do amor e da misericórdia. E disso tornamo-nos participantes através da consagracao ao Coração de Jesus e de Maria, e da vida decorrente desta consagracao.
Coração de Jesus e de Maria
A imagem dos dois Corações fala-nos do seu infinito amor para com os homens, para com cada paróquia, cada família e cada um em particular.
Seu amor para com a humanidade pecadora se manifesta continuamente desde o nascimento de Jesus na gruta de Belém até sua morte na cruz, no Gólgota.O amor de Jesus e de Maria é tão prodigioso especialmente pelo fato de ser crucificado.
Jesus e Maria querem, com a demonstracao do seu amor, nos levar para um amor desinteressado para com Deus e o próximo, que é a essência da santidade, para a qual todos nós estamos chamados. E, por nos amarem, querem salvar a humanidade que se perdeu. A esse respeito fala-nos também a mensagem de Fátima. É preciso, pois, que acreditemos em seu amor, confiemos neles e a ele nos entreguemos totalmente. Eles renovarão os nossos corações para começarmos a refletir, falar, trabalhar e amar como Jesus e Maria.
Jesus assegurou à Santa Margarida de Alacoque que os cristãos apenas mornos, venerando o Coração de Jesus e a ele se consagrando, tornar-se-ão fervorosos, e os já fervorosos alcançarão depressa a perfeicao em alto grau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário