À procura de alguém
Ao longo da vida, vamos atrás de muitas coisas: casa, emprego, estudo, buscamos diversas pessoas: pais, professores, amigos... O ser humano esta sempre em busca de algo ou de alguém. Os discípulos de João Batista também andavam buscando algo: “O que procuram?” é a pergunta de Jesus, convidando-os em seguida a pergunta de Jesus, convidando-os em seguida a permanecer com ele. Eles então decidem seguir aquele que foi apontado por João como o Cordeiro de Deus.
Os dois discípulos são convidados por Jesus para acompanhá-lo com o passo da fé. Eles mesmos devem ver o lugar onde Jesus mora e descobrir seu jeito de viver. Descobrindo quem é Jesus, a pessoa dá testemunho dele e provoca outros a também dar o passo do seguimento. Os discípulos não estão muito interessados em teorias sobre Jesus; querem criar laços de amizade e comunhão.
Em geral, Deus não nos chama diretamente, mas por meio de pessoas e acontecimentos. O testemunho daqueles que fizeram experiência de estar com Jesus anima outros a fazer a mesma experiência.
A convivência dos dois discípulos com Jesus faz que descubram ser ele a resposta aos anseios humanos, o libertador e salvador de toda a humanidade. Deus pode nos falar e chamar também por meio de acontecimentos. Os fatos podem nos indicar o rumo que precisamos tomar.
Hoje Jesus também nos desafia: o que estão procurando? Nossa resposta deve ser a mesma dos discípulos: ir, ver e permanecer com ele. Quem permanece com Jesus deve dar testemunho convincente, que provoca a adesão de outras pessoas. Por meio do testemunho, o grupo dos seguidores de Jesus vai crescendo e se comprometendo com seu projeto de vida e liberdade para todos. Cristo conta com todos os seus seguidores para construir o reino de igualdade e fraternidade.
Pe. Nilo Luza, ssp
Nenhum comentário:
Postar um comentário